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Implantação e Instalações

Implantação e Instalações

Quebrar esses planejamentos de sucesso exige educação, demonstração de valor e um forte alinhamento entre as necessidades do cliente e as vantagens que seu software em nuvem pode oferecer.
Implantação
  • 40 horas de carga horária
  • 20 alunos
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 06/06/2025
  • Certificado de conclusão de curso

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Sobre o Curso

Planejamento que preciso para iniciar a implantação de um software ERP em nuvem

 

Implantação de um software ERP em nuvem, é compreendido em duas ações comum, instalação de todos os equipamentos e periféricos, e treinamentos para os operadores dos sistemas, em todos os seus módulos existentes em nosso software ERP em nuvem.

- Antes de iniciarmos quaisquer ações de implantação dos sistemas ERP Sambanet, devemos ter os conhecimentos de todos os procedimentos operacionais, de todos os departamentos do estabelecimento comercial, realizando uma reunião com o proprietários e todos os seus colaboradores envolvidos, captando dos mesmo as informações dos operacionais, em seguida deixar bem claro pra este grupo, quais serão os processos e cronograma de implantação, será desenvolvido pela Gewtay no estabelecimento, uma vez esclarecidos  e todos de acordo, seguimos com os processos que seguem, lembrem-se de que o planejamento adequado da implantação, estará integralmente ligado ao sucesso deste novo cliente.

 

1. Iniciando as instalações

        - As instalações iniciam-se, na criação de uma base de dados em nossos servidores Web, podendo ser uma base com todos os cadastros zerados, onde será realizado dos cadastros inicial, ou termos uma base de dados de terceiros, onde está será realizada uma conversão, para adequação ao padrão da base de dados padrão Getway para o ERP Sambanet. 

       - Assim que concluída esta etapa de criação da base em nossos servidores Web, é gerado um acesso ‘Master’, sendo entregue ao instalador, onde este terá a responsabilidade da criação dos demais usuários, dos estabelecimentos em implantação, configurando as permissões de cada módulo dos sistemas ERP Sambanet. 

 

2. Parametrizando os sistemas ERP Sambanet

- Com usuários e permissões definidas, chegou á hora de parametrizarmos os sistemas ERP Sambanet, na conformidade do regime tributário que a contabilidade classificou, (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), estas são as possibilidades da classificação tributária, em seguida parametrizamos os certificados digitais, para o devido C.N.P.J., onde este dará acesso á baixa dos manifestos automaticamente, e emissão de Notas Fiscais. 

- Quando realizado os parâmetros do regime tributários, iniciamos as validações da base de cadastros de produtos, fornecedores e clientes, para validar se estão corretos os preços e tributações de toda esta base criada.

 

3. Instalação de periféricos e parametrização

- Devemos entender os periféricos que cada cliente possuem, tais como:- Balança de Ilha (para pesagem de produtos comercializados em Quilos), instalando e parametrizando o gerenciador de balanças de Ilhas, pareando com os parâmetros entre o fornecedor de balanças (Toledo   ETC...) com os parâmetros do sistemas ERP Sambanet, onde estes tem que estarem em conformidade para á impressão das etiquetas, para os produtos pesáveis do estabelecimento.

- O próximo periférico que temos que instalar e parametrizar, são as impressoras de etiquetas de gondolas/produtos, para este periférico existem grandes opções de impressão de etiquetas, onde podemos oferecer aos nossos clientes a melhor opção, dependendo do fabricante de Impressora de Etiquetas, pois para cada modelo e fabricante, existem inúmeras opções de impressão.

- Outro periférico muito utilizado em nossos sistemas ERP Sambanet, são os terminais de consultas de preços, estes também possuímos uma grande variedade de fabricante e modelos, onde o aplicativo gerenciador de terminais de consulta, varia conforme os fabricante e modelo.

 

4. Iniciando os treinamentos

- Assim que concluída a primeira etapa das instalações, iniciamos o segundo tópico da implantação dos sistemas ERP Sambanet, com os treinamentos e parametrização dos módulos que seguem.

- Modulo de cadastros de produtos, fornecedores, clientes e todos os outros cadastros que os sistemas ERP Sambanet .

- Entrada de notas fiscais, gerando alteração de preços, antes temos que entender o modelo de precificação que este cliente utiliza, (Markdow ,Markup ou PMZ), parametrizando o modelo acordado e treinado, com o proprietário do estabelecimento, treinamento de emissão de etiquetas de gondolas, e gerar arquivo para importação no aplicativo de cargas para balanças, dos produtos pessoais.

 

5. Iniciando as instalações dos Caixas

- Para iniciarmos as instalações dos caixas, temos que ter as informações dos checklist dos equipamentos, já previamente verificado em conformidade com os padrões estabelecidos pela Getway, para todos os periféricos á serem instalados nos caixas.

- À pós a validação dos checklist dos equipamentos dos caixas, podemos então dar início as instalações do MCP ( módulo controlador de PDV), com as string de conexões devidamente criadas, para cada caixas em nosso padrão de configuração( ver exemplos no SGS),  em seguida realizar as configurações de todos os parâmetros, para todos os caixas não esquecendo da configuração da Formas De Pagamentos, onde este estabelecimento comercial pode ter o TEF ( Transferência de Fundos Eletrônicos), contratado em seu estabelecimento.

- Umas vez todos este processo de parametrização, e configurações para todos os caixas, dai sim podemos partir para ás devidas instalações dos caixas com as nossos ferramenta, desenvolvidas para o instalador automático ( ver exemplos no SGS), neste momento o mais importante, é saber se este estabelecimento já possuem NFC-E emitidas por outro ERP da concorrência, caso isso ocorra temos que confirmar o último número do cupom emitidos, para darmos sequência á partir deste últimos cupom emitidos pelo aplicativo de venda, anteriores ao nosso PDV Getway.

- Somente depois do primeiro caixa instalado no estabelecimento, é que então podemos instalar e configurar a nossa Contingência, validando os envios de um cupom de testes dos caixas, que forem sendo instalados, neste momentos também temos que realizar um venda em TEF, caso haja este produto contratado pelo estabelecimento comercial, validando a transação no C.N.P.J. do estabelecimento em instalação, caso tenhamos outras Formas de Pagamentos, tais como PIX e Vendas à Prazo, precisamos realizar os testes nestas Formas de Recebimento, e confirmando  a conclusão das mesmas. 

 

6. iniciando os treinamentos para os operadores de caixas

- Concluída todas as instalações dos caixas no estabelecimento comercial, chegou á hora de realizarmos os treinamentos, para operação dos caixas com todos os envolvidos na frente de loja, seja operador de caixas ou fiscal de frente de loja, neste momentos temos que orientar na abertura do caixas, operações de vendas em todas as modalidade de recebimento, que o estabelecimento possuem, sangrias ao logo do dia de vendas, e encerrando com o fechamento de caixa, neste momento também temos que definir, juntamente com o proprietário e colaboradores do estabelecimento, quais permissões será atribuída a cada colaborador, compreendendo os operadores de caixas, e os ficais (gerentes), de caixas.

- Na sequência dos fechamentos de caixas na frente de lojas, iniciamos os treinamentos da conferência de caixa na retaguarda do Sambanet, onde iniciamos novamente os procedimentos de treinamentos, do módulo financeiro gerando as contas corrente do estabelecimento comercial, concluindo assim as instalações e treinamentos dos caixas.

 

7. Continuidade dos treinamentos dos módulos dos sistemas ERP Sambanet

- Uma vez concluídos as instalações e treinamento dos caixas, voltamos para continuidade os treinamentos dos módulos de retaguarda dos sistemas ERP Sambanet, assim podemos atribuir os processos de compras Web, definindo parâmetros e configurando as permissões do módulo de Compra, módulos recebimentos de mercadorias, podendo ser utilizado para estes processos, os nossos aplicativos mobiles em celulares ou tabletes.

- Seguindo com os treinamentos, chegou á hora de apresentarmos os relatórios gerenciais, que os sistemas ERP Sambanet traz para á gestão interna do estabelecimentos, não podemos esquecer de informar á necessidade, de um balanço/inventaria completa do estabelecimento, á pós conclusão das implantações dos sistemas ERP Sambanet, com este processo será possível acompanhar de pari passo a evolução dos estoques, lembrando que para realização do balanço/inventário, possuímos ferramentas Mobile para celulares e tabletes, onde facilita em muito a realização deste procedimento de contagem dos estoques.

- Possuímos ainda, um monte de variedades de Apps mobiles, para facilitar os processos da gestão interna do estabelecimento, assim temos que (de novo) entender as necessidade de cada estabelecimento, implementando os processos de melhor gestão junto aos colaboradores.

 

8. Sistemas aplicativos para segmentos de negócios específicas

         - Apresentamos mais uma gama de produtos, para segmentos de negocias específicos tais como : - Fichas Desktop (comanda eletrônica) nos sistemas operacionais Windows, onde este produto é instalado e configurado, em um terminal de lançamentos fixo com um atendente, onde este terminal de lançamento das comendas eletrônicas, podem ter outros periféricos acoplados á máquina do terminal, exemplos ( balança de passagem, impressora de produção interna, leitor de código de barras, impressora para pré venda).   :- Fichas Mobile (comanda eletrônica) nos sistemas operacionais Androide, podendo ser instalados em celulares e tabletes individuais por atendente, estes aplicativos de lançamento de comanda eletrônica, não possuem á conexão de uma balança de passagem, mas os outros periféricos do Fichas Desktop também está disponível para este produto, estes dois modelos de aplicativos de lançamentos de comanda eletrônicas, atende os segmentos de, Padarias, Bares, Restaurantes, Pizzarias, Papelaria, Lojas de parafusos, lojas de conveniências ETC...,  em resumo todos os estabelecimentos com vendas orientadas por um atendente, onde este realiza uma pré venda, com estes aplicativos onde estes podem ter o controle do fluxo de entrada e saída, controlada por uma catraca de liberação das comandas eletrônicas.

- Painel de Promoções, este produto necessita de uma TV com os sistemas operacionais Androide, onde podemos ter este produto em cada departamento do estabelecimento, tais como - Açougue, Padaria, Hortifruti etc.

- Etiquetas Eletrônicas para gondolas, este produto requer uma liberação comercial da integração do Sambanet com o ‘PRICER TOLEDO’, onde o Sambanet gere um arquivo á ser importado para o ‘PRICER’, que este envia as informações pra todas as etiquetas de gondolas do estabelecimento.

                                                                                                                                                            

  9. Cadastramentos dos treinamentos EADs e programa 40+

- Estamos aproximando da conclusão da implantação, neste momento temos que ter uma nova reunião com todos os envolvidos, do estabelecimentos que iram receber a continuidade da capacitação via EAD, definindo cada colaborador dos departamentos com seus contatos em nos ferramenta de gestão dos clientes ‘SGS’, combinado as datas de cada módulo e colaboradores que iram receber os treinamentos, neste momento também é hora de definir quem vai receber os contatos do programa do 40+, deixando claro pra quem for receber á importância  deste contato diário ao final da implantação.

 

10. Encerramento da implantação

- Com todos estes processos concluídos, agora chegou o momento de preenchermos o ‘REITI’ na presença do proprietário do estabelecimento em implantação, comunica-lo de todos os nossos canais de comunicação, e como ele vai receber as cobranças dos pedidos de vendas e também dos contratos mensais, com todas estas informações bem esclarecidas ao proprietário, temos que colhe as assinatura do mesmo no ‘EITI’, assim podemos encerrar o atendimento de implantação, que foi abeto no momento da criação da base em nossos servidores Web. 

 

Conteúdo

1Introdução as Implantações

  • Introdução as Implantações

    06:34

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